Planejamento Tributário 2020!
Atualizado: 10 de Dez de 2019
Sua empresa sabe qual o melhor caminho?

Pela legislação atual, boa parte das pequenas e médias empresas podem escolher e mudar o regime tributário de sua empresa, pelo mais vantajoso para a atividade desenvolvida.
As principais formas são: SIMPLES, LUCRO REAL e LUCRO PRESUMIDO.
Para quem tem uma empresa de pequeno ou médio porte, fazer a opção adequada pelo melhor regime de tributação para o ano seguinte, pode representar uma grande economia de impostos de forma legal.
O Simples Nacional nem sempre é o mais indicado, tendo em vista que as alíquotas são progressivas e elevadas dependendo do setor, faturamento e valor da folha de pagamento.
Para alguns tipos de empresas o regime do Lucro Presumido pode ser uma boa opção, enquanto para outras, o regime do Lucro Real é a melhor forma de tributação.
Cada situação deve ser estudada e considerada, pois existem muitos benefícios e créditos previstos na legislação que podem reduzir significativamente o valor dos tributos.
Entre as principais informações que precisam ser analisadas para mudar o regime de tributação, pode-se destacar:
· Tipo de Atividade (diferença alíquotas, base de cálculo e benefícios);
· Previsão de faturamento (simulação planilha);
· Margem de lucro (diferença do preço de venda c/ custos dos produtos/serviços);
· Despesas c/ pessoal;
· Patrimônio (depreciação e créditos);
· Estoque de mercadorias.
No mês de novembro é o momento adequado para fazer a análise com base nas informações passadas e previsões futuras, tendo em vista que a mudança do regime é anual.