5 dicas de Carmen para relações de trabalho

1ª Dica

As pessoas podem ser o maior ativo ou passivo das empresas.

Pelas experiências vividas, fazer o certo é mais vantajoso para todos os envolvidos: ✔ Trabalhador com direitos e benefícios; ✔ Empregador que dá exemplo, fica tranquilo e lucra mais a longo prazo; ✔ Sociedade com mais recursos e qualidade de vida.

2ª Dica

A partir das alterações na CLT em 2017, a relação de emprego 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐧ã𝐨 𝐬𝐞𝐫 a melhor escolha!

Conheça as possíveis formas e regras nas relações de trabalho. ✔Trabalho autônomo = contrato + INSS (Lei 5890/1973); ✔Trabalho terceirizado = contrato temporário + INSS (Lei 13.429/2017); ✔Trabalho voluntário = termo de adesão (Lei 9608/1998); ✔Estágio = contrato + estudante + atividade (Lei 11788/2008); ✔Empregado = contrato de experiência e/ou prazo indeterminado + regras CLT.

Qual é a melhor para você ou sua empresa?

3ª Dica

A saúde é um bem essencial na vida das pessoas! Minimizar ou eliminar os riscos no trabalho é um desafio e ganho real para todas as partes.

✔ Não é devido o adicional de insalubridade, se foram neutralizadas e/ou eliminadas as condições que possam prejudicar a saúde (art. 191 CLT); ✔ O Programa de Prevenção dos riscos ambientais (PPRA) é fundamental para avaliar as condições de trabalho e estabelecer formas de prevenção e diminuição da exposição aos riscos (NR 9); ✔ Já o Laudo Técnico das Condições Ambiente do trabalho (LTCAT) documenta se existem riscos na atividade e se estes podem ser neutralizados com uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs), caso em que não é devido o adicional (Lei 8213/91, art. 58 §1º); ✔ A empresa deve fornecer, orientar e supervisionar o uso dos equipamentos; ✔ O empregado deve usar adequadamente os equipamentos para sua proteção e saúde

4ª Dica

O contrato individual de trabalho geralmente traz as informações de qualificação, função, prazo, tipo, horário e remuneração. A partir da reforma trabalhista, em algumas situações o acordo prevalece sobre o legislado. Um bom contrato com regras claras pode fazer toda a diferença para as duas partes da relação, como exemplo: ✔ Banco de horas - prazo 6 meses (art. 59 § 5 CLT); ✔ Benefícios e responsabilidades; ✔Prêmios por meritocracia sem incidência de encargos (art. 457 § 2 e 4 CLT); ✔ Regras para desconto por danos materiais (art. 462 §. 1 CLT); ✔ Autorização recebimento conta bancária, dispensa de recibo (art. 464 § único CLT); ✔ Liberalidade para contratar casos específicos (art. 444 CLT).

5ª Dica

Nas relações de trabalho, o que importa mais??? ✔ A verdade é que cada detalhe importa, seja você empregado ou empregador, faça sempre mais. ✔ O sucesso é companheiro fiel daqueles que fazem mais que o esperado, que andam o quilômetro extra. ✔ Se você fizer o que a maioria não faz, chegará onde a maioria não chega!

Seg à Sex 07:30 – 12:00

Rua Felipe Schmidt, 2142, Ouro-SC